Já parou para pensar como você tem tratado suas fotos?

Em um mundo cada vez mais conectado às redes sociais, comunicar por imagens é, também, cada vez mais necessário.

Comunicar por imagens não é nenhuma novidade para nós, seres humanos. Afinal, desde os homens da caverna as imagens se mostram eficientes.

Mas em um mundo cada vez mais instagramável, a qualidade dessas fotos precisam acompanhar a qualidade da mensagem. Por isso, eu preciso te perguntar uma coisa: Como você trata suas fotos?

 

Tratamento de fotos em duplo sentido

A pergunta é simples, mas tem um duplo sentido!

Por um lado, eu quero saber qual é a atenção que você demonstra com suas fotografias?

Você fotografa ou busca imagens em bancos pensando na qualidade, iluminação, orientação, composição ou qualquer coisa serve?

Se você não souber responder, tudo bem! Mas vale a pena dar um pulinho nas suas redes sociais para observar se há coesão entre o que você comunica com o que você oferece.

Por exemplo, se você vende comida, então as fotos precisam mostrar um alimento apetitoso, que ao ser visualizada, faça com que quem a observa, sinta vontade de comer aquilo naquele momento.

Ou, então, se você vende maquiagem, por exemplo, os detalhes, as cores e a iluminação das fotos que você publica precisam gerar a mesma sensação de desejo — é claro que em um conceito diferente da de quem vende alimento ou qualquer outra coisa, mas a ideia é fazer com que o público crie uma conexão com o produto e o deseje!

 

Faz um Photoshop

O outro sentido da pergunta é saber como você trata suas fotos com relação a ajuste e manipulação de imagem. O famoso “fazer um Photoshop”.

É claro que a Adobe, empresa que desenvolveu o software, evoluiu e hoje oferece, além do famoso programa de edição de fotos, outros softwares tão bons quanto.

Para quem está habituado a fotografar com o próprio celular e já publicar as fotos nas redes sociais, vale a pena tratar as fotos antes com o Lightroom – outro programa da Adobe que complementa o Photoshop.

E o melhor disso tudo é que é um app gratuito para celulares! Você pode baixar aqui para Android ou aqui para iPhone.

 

Faça o que é melhor para sua empresa e não o que é mais fácil!

Talvez, você pense que não tem muita habilidade com os softwares de tratamento, as redes sociais ou até mesmo com o próprio celular. Mas é importante que você não desista de fotografar e/ou publicar cada vez mais fotos melhores.

Por isso, procure tratar suas fotos antes de fazer qualquer publicação.

Esqueça a pressa e comece a pensar mais a longo prazo. Gastar 5 minutos para transformar sua foto e gerar aquele sentimento de desejo será sempre melhor do que publicar rapidamente uma imagem sem qualidade e não ter resultado algum.

Aliás, você já parou para pensar que a falta de bons resultados em suas redes pode ser exatamente por este motivo?

Que tal refletir? Depois, conte aqui o que você achou deste texto!