Como anda a sua divulgação? Foto: Getty Images

Como anda a sua divulgação? Foto: Getty Images

 

A divulgação de uma marca, serviço ou produto são fundamentais para a sobrevivência de qualquer empresa. Mas será que você está fazendo corretamente?

Muitas vezes, pensamos que quanto mais divulgar algo, melhor é. No entanto, esse pensamento está completamente equivocado. E vamos explicar o por que!

 

Esforço, tempo e dinheiro

Uma boa divulgação demanda basicamente três coisas: esforço, tempo e dinheiro.

E sair divulgando por aí, sem estratégia alguma com certeza vai exigir muito de algum desses três itens (às vezes, os três juntos).

Por isso, estabelecer uma boa estratégia é fundamental para que a divulgação seja realizada de forma inteligente, a fim de usar somente o necessário desses preciosos itens.

Que atire a primeira pedra quem nunca pensou em desistir por estar investimento muito em divulgação e, no fim das contas, ter um retorno muito baixo, às vezes, quase nulo.

Por isso, o ideal é estabelecer algumas estratégias que eu vou compartilhar aqui!

 

Defina o seu público

Se você leu meu último post sobre E-mail Marketing vai se lembrar da questão da Qualidade X Quantidade.

E vou relembrar: no Marketing, a qualidade prevalecerá quase sempre!

Você vai perceber muito mais retorno sobre ações com um público menor, porém, com qualidade se comparado a um grande público, mas que não está interessado no que você oferece.

E vale a pena lembrar que existe uma grande diferença entre um público interessado e um público desinteressado. E essa diferença é o que determinará o sucesso – ou não – de uma ação.

 

Construa seu público

Ainda não tem público ou ele é muito pequeno? Está tudo bem! Basta construir e mantê-lo.

E para isso há diversas estratégias que irão engajar esse público. E uma das estratégias que mais tem dado certo é o marketing de conteúdo, que já está validado há muitos anos, desde a era offline.

Está duvidando? Então vamos relembrar a estratégia da fábrica de pneus Michelin:

Ela criou um guia de restaurantes na frança por volta do ano 1900 para que as pessoas pudessem viajar mais para fazer o turismo gastronômico. Eles escolhiam somente os melhores restaurantes para colocar em seu guia e categorizava por estrelas – as famosas “Estrelas Michelin”.

Isso fazia com que as pessoas buscassem conhecer esses restaurantes. Com isso, rodavam mais de carro e, precisando de novos pneus e com a lembrança forte da marca na cabeça por conta do Guia Michelin, acabavam por comprar dessa marca de pneu e não da concorrência.

E mais de 100 anos se passaram e a estratégia ainda funciona!

Por isso, divulgar um conteúdo ao invés de tentar vender a todo custo costuma trazer muito mais resultado.

 

O canal de divulgação também conta

Outro erro comum é divulgar no canal ou da forma errada!

Levanta a mão quem tem algum contato que não para de mandar coisas — que não te interessa, diga-se porventura — no Whatsapp e você morre de vontade de dar um block, mas que acaba não fazendo para não ferir a amizade.

Esse é um erro beeeeem comum! E vou explicar o por que!

Para começar, muitas vezes, aquela pessoa nem está interessada no seu produto ou serviço. E mesmo quando está, acaba sendo muito inconveniente receber esse tipo de publicidade passivamente, ou seja, sem que esse contato tenha pedido para receber.

No primeiro dia, a pessoa vai olhar por curiosidade. Então, você verá os números dos acessos e pensará que está arrasando, certo?

Com o passar dos dias, a pessoa já saberá do que se trata e se não houver interesse, começará a te ignorar.

Depois, ela vai ficar tão de saco cheio em receber essa divulgação — perdoem a minha sinceridade — desejará dar um block, se assim não o fizer, de fato.

Não estou dizendo aqui que você não pode usar o Whatsapp para divulgação, mas há formas mais eficientes de se fazer isso. Uma delas é convidar para participar de um grupo: fica ali quem realmente tem interesse no que você está divulgando e você começar a criar uma comunidade interessada no seu produto ou serviço.

Outro ponto interessante é saber onde seu público está! Se só está no Facebook, não adianta investir SOMENTE no Instagram. Ou se você vende roupas, porque divulgar no LinkedIn, que é um rede com perfil profissional?!

Entender onde está o seu público e o que ele gosta de fazer é o que diferencia uma divulgação de sucesso de uma divulgação ruim.

 

Aposte em pesquisas

Não tem ideia de como começar a divulgar? Então aposte em pesquisas. E você pode fazer de forma online, para auxiliar.

Algumas redes sociais, como o Instagram, permitem a realização de enquetes.

Mas você também pode solicitar para a sua base de contatos de e-mail uma pesquisa mais elaborada.

Para isso, você pode usar o Google Forms ou o Suvery Monkeys. Essas ferramentas trazem a compilação dos dados instantaneamente, de forma que você pode verificar as preferências, costumes e opiniões do seu público para oferecer uma divulgação sempre certeira.