E-mail Marketing: Vale a pena investir? - Foto: Getty Images.

E-mail Marketing: Vale a pena investir? – Foto: Getty Images.

O e-mail marketing não é nenhuma novidade, mas muitas pessoas ainda se questionam sobre a sua eficácia. Por isso, hoje vamos abordar o assunto para que você possa tomar uma decisão e escolher se incluirá ou não a estratégia de e-mail marketing.

 

O que é E-mail Marketing

Se você está começando a trabalhar com marketing digital agora e não faz a mínima ideia do que seja isso, vou explicar. O e-mail marketing é aquele e-mail enviado principalmente por empresas que contém promoções, conteúdos, convites para eventos etc e que são disparados em massa.

Falarei mais adiante neste texto algumas ferramentas que faz esse trabalho.

A sua finalidade é atingir a maior parte no menor tempo possível dos inscritos na lista utilizada. Esse é um bom termômetro para saber se o e-mail está interessante ou não.

Por isso, é preciso tomar alguns cuidados para que o seu uso realmente valha a pena.

 

Quantidade X Qualidade

Já se foi o tempo em que a quantidade era o que importava. E quando eu falo que já se foi o tempo é porque realmente já faz muito tempo!

No começo dos anos 2000, inclusive, era muito comum a compra de mailing (e-mails cadastrados). E infelizmente algumas pessoas ainda continuam com essa prática. Mas vou explicar aqui porque isso não é bom:

  1. O mailing não é qualificado, ou seja, muitos e-mails nem existem e os existentes provavelmente não querem saber sobre o que você quer divulgar porque talvez ele nem saiba o quem é você (ou sua empresa) e o que você fez. Então, é melhor disparar para 10 pessoas que se inscreveram na lista e realmente querem saber mais sobre o assunto do que simplesmente disparar 10 mil e-mails que você não conhece a origem e que não está qualificado;
  2. E-mail desqualificado te torna um SPAM ou, pior, te faz cair na Black List e é muito difícil sair de lá. Você pode conferir como anda a situação do seu domínio aqui. Vale lembrar que não é só o e-mail em si, mas sim o que está depois do @.
  3. O custo de uma base desatualizada é muito alto. Tanto na questão financeira, afinal, paga-se por lead (contato) ou por disparo e, se você só tiver sucesso em 30% da base, mais vale a pena deletar os outros 70% do que ficar insistindo em todo o mailing. Além disso, quanto menos erro e menor a taxa de descadastro, melhor sua pontuação.

 

As pessoas não leem e-mails…

Esta é uma verdade, mas também uma inverdade. Vou explicar: As pessoas não leem e-mails que não interessam a elas. Isso prova mais uma vez que a quantidade nunca será melhor do que a qualidade quando o assunto é e-mail marketing.

Mas quando é do interesse delas, elas não só leem como ficam ansiosas para receber o conteúdo!

Por isso, é muito importante entender qual é o perfil da sua base para acertar no conteúdo e na periodicidade de disparo.

 

Imagem X Texto

Outro erro muito comum é achar que só imagem vende.

Talvez tenha sido verdade há anos atrás, mas atualmente, o que prende as pessoas são os conteúdos. Então, mais vale a pena em usar uma imagem de destaque com texto em texto mesmo do que todo o conteúdo disparado em formato de imagem.

Além de distribuir melhor por conta do peso do e-mail, também facilita a leitura em dispositivos móveis. Por isso, use as imagens de forma inteligente.

 

Promoção X Conteúdo

Outro erro comum é disparar somente promoção! Se você não é um mercado ou um e-commerce, isso não faz o menor sentido. Mais vale a pena dosar o envio em 80% de conteúdo para o seu público e 20% de venda do que o contrário.

Ficar insistindo na venda sem ter um relacionamento com o lead é tiro no pé. Isso vai fazer com que ele perca o interesse rápido na sua empresa irá buscar o concorrente que está ali se relacionando com ele por meio do e-mail, das redes sociais e blog.

 

Mas afinal de contas, vale a pena disparar e-mail marketing?

Claro que sim! Depois que você eleger uma lista qualificada e conteúdos que geram conexão e interesse do público você irá perceber o quão essa ferramenta traz bons resultados.

É claro que para isso é necessário um bom planejamento do que será enviado e manter uma periodicidade.

Vale a pena, ainda, destacar que o uso do e-mail marketing não invalida o uso de outros meios, como as redes sociais, por exemplo, mas que é um complemento (e tanto).

O e-mail marketing traz algumas métricas que nenhum outro meio oferece, como saber quem exatamente abriu o e-mail, quem clicou em qual link, quantas vezes clicou no link, o horário da abertura, quantas vezes abriu e por aí vai.

Mas para obter essas métricas é importante investir em um bom disparador de e-mail. E há vários no mercado, como o Mail Chimp e Mail Poet gratuito para um limite de leads, ou pagos, como Lead Lovers, Get Response, Klicksend, Send Blue ou qualquer outro.

Deixe um comentário aqui falando da sua experiência em usar e-mail marketing!