Olá, tudo bem? O tema de hoje é como fazer reuniões online, já que a medida para evitar o surto de Corona Vírus é trabalhar home office!

Como fazer reuniões online

Como fazer reuniões online. Foto: Unsplash.

 

Vivemos um momento de muitas incertezas, afinal, há poucos dias atrás, quando estávamos comemorando o Reveillon, nem imaginávamos que existia um tal de Corona Vírus ou Covid-19, como preferir. Muito menos que ele iria mexer tanto com a rotina das pessoas em todo o mundo.

Mas fato é que essa doença chegou com tudo e bagunçou muitos países. Alguns mais, como a China e a Itália e outros menos, como o nosso Brasil. Mesmo assim, a recomendação é que devemos nos prevenir de todas as formas para barrar o crescimento de casos e resguardar as pessoas que estão na faixa de risco, ou seja com mais de 60 anos.

Ao menos aqui no Estado de São Paulo, a ordem é para o distanciamento social. Ou seja, não estamos em isolamento domiciliar ou proibidos de sair de casa, mas devemos tentar nos manter em casa o máximo de tempo possível, evitando tumultos, como festas, shows e até mesmo o transporte público, mas seguindo a vida normal para as compras e ações onde o contato com outras pessoas não nos coloca em situação de risco.

Tem muitas pessoas desesperadas e com pouca informação, mas nossa missão é a comunicação verdadeira e ajudar como podemos: com comunicação e marketing de conteúdo.

 

Por que ficar em casa

Tem muita gente se perguntando do por que ficar em casa se o Brasil ainda não registrou surto ou morte por conta da doença. E a resposta é muito simples!

O governo brasileiro e as autoridades sanitárias estão agindo de modo preventivo. Por isso o termo correto não é nem quarentena e nem isolamento e sim um distanciamento social.

Aqui no Estado de São Paulo o governo decretou ponto facultativo esta semana as escolas e universidades (para que os pais possam se organizar) e o fechamento total das escolhas a partir do dia 23 de março.

E também pediu para que as empresas que puderem liberar seus funcionários para fazer home office, que o façam. Bem como o cancelamento de eventos que tragam a aglomeração de pessoas.

Todas as medidas são preventivas!

 

Mas como trabalhar home office?

Quem trabalha home office, em sua maioria, irá precisar utilizar computador, internet e ter um espaço adequado para isso.

Ainda não sabemos ao certo quanto tempo esse distanciamento social irá durar (estamos aqui mandando boas energias para que seja muito rápido), mas sabemos que pode durar semanas e até meses.

E vamos ser sinceros, as contas chegarão com ou sem Corona Vírus. Então, vamos dar o nosso melhor para vencer isso o mais rápido possível.

Para isso, se você nunca trabalhou de casa, recomendamos que você escolha um local claro, arejado e tranquilo. Uma mesa e uma boa cadeira irão trazer mais conforto e produtividade.

Também é importante estabelecer horários e se vestir como se fosse trabalhar fora, afinal, isso também aumenta a produtividade e tira aquela preguiça que muitos sentem ao estarem em casa. Lembre-se: você irá trabalhar em casa e não tirar um dia de folga.

 

E como fazer reuniões online

Santa Internet! Foi isso o que pensamos esta semana aqui na agência!

Imagina se essa pandemia ocorresse no começo dos anos 2000, como conseguiríamos usar a internet discada ou sair carregando o monitor cubão?

Pois é! Temos sorte de atualmente poder contar com dispositivos portáteis e internet de qualidade e, ainda, com o wifi e 4G.

Além disso, a tecnologia possui diversas opções de sites e aplicativos para quem precisa fazer reuniões online e videos conferência.

Confira aqui algumas dessas opções:

 

Zoom

O Zoom é um aplicativo que tem sido muito usado por empresas para fazer reuniões para duas ou mais pessoas.

O ponto positivo deste aplicativo é que é possível manter o vídeo funcionando enquanto a tela é compartilhada. Mas o ponto negativo é o fato de precisar instalar o aplicativo e também porque ele fica pedindo instalação toda vez que você acessa, mesmo já estando instalado.

Esse aplicativo tem planos gratuitos e pagos.

 

Where By

O Where By veio para substituir o Appear. Na prática, nada mudou além do domínio do site e minimamente a sua interface.

Se a sua reunião é com mais duas ou três pessoas, este aplicativo vai te atender prontamente, pois os pontos positivos é que para até quatro pessoas o acesso é gratuito, não tem contagem de tempo e também não demanda nenhuma instalação. Basta enviar o link com o endereço da sala e começar a usar.

É gratuito para uso da sala com até quatro pessoas e pago para uma sala com mais pessoas.

 

Go Brunch

O Go Brunch é um dos aplicativos que mais gostamos de usar aqui na agência. Ele é totalmente pago e comporta reuniões com até 409 pessoas e agendamento de webinars.

Além do fato dele ser gratuito, outro ponto positivo é que não é necessário instalar nadinha em seu dispositivo. Basta acessar a sala pelo link.

O ponto negativo é o fato de ou mostrar o vídeo, ou compartilhar a tela, no entanto, diferente do Where By, o Go Brunch tem a possibilidade de incluir uma apresentação PPT ou PDF para continuar com o vídeo enquanto mostra o documento.

 

Skype

O Skype já foi muito revolucionários na década de 2000, mas atualmente, embora mutias pessoas utilizem, achamos um aplicativo um tanto quanto obsoleto, pois demanda instalação, consome muito do processador e torna o dispositivo lento. Além disso, muitas pessoas reclamam que a conexão cai ou fica fraca.

Mas o Skype tem um diferencial positivo: é possível fazer telefonemas, além das vídeo chamadas. E você pode ter um número de telefone local e fazer e atender ligações de qualquer lugar do mundo!

Então recomendamos o uso do Skype muito mais para quem precisa se comunicar e ter mobilidade ao mesmo tempo do que para as vídeo chamadas, que apesar de funcionarem super bem, perde se comparados as demais opções que estamos colocando aqui.

 

Whatsapp

Se você precisa fazer chamadas que não necessita de compartilhamento de telas, o Whatsapp é uma excelente opção.

É uma função nativa nos aparelhos Android e IOS, fácil e gratuita. Pode ser usado para reuniões em grupos de até quatro pessoas.

O ponto negativo é que não é possível compartilhar a tela ou usar de forma nativa pelo computador, através do site Web Whatsapp. No entanto, há aplicações de terceiros que possibilitam fazer a vídeo chamada pelo computador.

 

Esperamos que vocês tenham gostado das nossas sugestões e compartilhe aqui nos comentários como estão as ações nas empresas em que você trabalha para a prevenção da doença!